O avanço da tecnologia favoreceu
as empresas a extraírem vantagens do aumento exacerbado das informações. Com o
advento da internet as empresas passaram a poder extrair uma quantidade maior
de informações de suas atividades e do ambiente externo, bem como maximizar o
armazenamento, a recuperação e diversificar a sua utilização que vai desde a
manutenção de registros ao controle de equipamentos complexos. As consequências
destas mudanças acarretaram na mudança das empresas conduzirem seus negócios.
A
utilização de redes e da internet, estão tornando as relações das empresas com
seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros de negócios “digitais”. O e-business
é a utilização da tecnologia digital e da internet para realizar os
principais processos de negócios da empresa. O e-commerce é a parte do e-business
que lida com as transações comerciais, ou seja, a comprar e venda de produtos
pela internet.
O e-commerce tem sido amplamente utilizado
por pequenas e grandes organizações o que o coloca como o grande desafio deste
século. A empresa virtual cria uma geração de colaboradores que trabalham na
empresa, home office ou ainda aonde o seu trabalho conduzi-los. O que estas transformações trazem para a na
área de gestão de pessoas são inimagináveis.
A
colocação da tecnologia avançada nos negócios reduz drasticamente o número de
cargos, principalmente os de pouca qualificação, nas organizações e requerem
profissionais qualificados, chamados de trabalhadores do conhecimento que
possuem atividades mais amplas e complexas, bem como mais responsabilidades de
planejamento, decisões e solução de problemas.
O
treinamento em tecnologia vem crescendo gradativamente nas empresas devido à
necessidade das novas atividades laborais.
Empresas norte-americanas vêm oferecendo treinamento gratuito para
colaboradores em potencial tão é que a Manpower Inc criou um sistema de
treinamento e de informações sobre planejamento de carreira para aqueles que
enviam o currículo para esta organização.
O
gap trazido por essas novas competências exigidas pelos cargos atuais faz com
que os atuais funcionários tenham que ser retreinados; ou, até mesmo, os
profissionais deslocados da função. Além
disso, profissionais que desejam de colocar no mercado de trabalho e ainda os
profissionais em transição de carreira devem buscar conhecer tais ferramentas
para a obtenção de sucesso em sua carreira.
Naiderson F. L.
Bibliografia:
- BOHLANDER, George; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de recursos humanos. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005.
- LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistema de Informações gerenciais. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2007.
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